sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O que é mesmo RA???? Tortura ou libertação!!!!!!!!




Oi! Tudo bem?


E aí, vcs. estão bem? Firmes em fortes?


Eu estou emocionalmente melhor, ainda fragilizada mas melhor.


Hoje estava pensando e decidi dividir com vcs. meus devaneios..... Fui para a faculdade pela menhã e como era encerramento do estágio desse semestre, tivemos torta de chocolate e refri, e meu primeiro pensamento foi: "Não posso comer estou de dieta!", e meu sentimento foi de angústia por todas as vezes em que estive em momentos como esse e quase nunca comia por estar justamente de dieta. Foi aí que pensei: "Vivo em dieta e estou sempre precisando emagrecer....!" Será realmente que cometo meus deslizes nesses momentos e por isso devo me privar sempre ou o fato de sempre achar que nunca posso comer isso ou aquilo que me angustia tanto que quando decido, por pura confusão de sentimentos, como tudo que vejo pela frente!?!?!?!?


Sabem, conclui que iria sim comer um pedacinho da torta, evitar o refri pois era comum e não light. Confesso á vcs. que aquele pedacinho de torta me fez um bem enorme, não pela satisfação que o açucar traz ao corpo mas, por me sentir parte integrante das pessoas normais, comuns, MAGRAS ou NO PESO IDEAL, (outras tantas não tão no peso assim mas...)que comem sim o que gostam, só que de forma equilibrada, saudável e sem se angustiar, se torturar depois por isso. Foi uma sensação única, plena que há anos não sentia. Comi com prazer, sem peso na consciência ou remorso. Um pedaço pequeno que me causou um bem enorme.


E prá mim RA será isso: Comer de forma equilibrada, racional, saudável. Comer por necessidade e prazer. Sem aliar comida à conflitos de qualquer espécie.


Foi algo maravilhoso, me senti dando um novo passo. Superando à mim mesma. Em qualquer outra situação não comeria de jeito nenhum, me sentiria mal e depois em um momento qualquer por uma angústia qualquer descontaria tudo na comida, comeria horrores de coisas que muitas vezes nem gosto e me sentira culpada de noo. E assim ocírculo vicioso permaneceria.


Decidi conversar com vcs. sobre isso para dividirmos opiniões e sentimentos sobre o que estamos fazendo conosco em relação à RA. Prá vcs. ela é tortura e angústia ou sentimento de liberdade e controle sobre si mesma?


Tenho plena certeza que não conseguirei passar o resto da minha vida em dieta. Restringindo tudo que gosto. Não consigo mais viver em privação. Quero ter o direito de escolher o que quero e posso comer. E fazê-lo de forma controlada. Já pararam prá pensar que as pessoas que são magras vão à Pizarias, Lanchonetes, Restaurantes, Fast Food, churrascarias? E por acaso elas deixam de ser magras por isso? Não. E sabem porque? Não é genética pura e simplesmente. É EQUILÍBRIO. E é isso que precisamos aprender prá conseguirmos eliminar o peso que nos angustia e faz sofrer e permanecermos MAGRAS PARA SEMPRE.


Bom, por hj é só. É muito devaneio, reflexões prá um dia só.


bj no coração e sejamos sempre felizes e equilibradas.

12 comentários:

disse...

amore

bjs e bom finde.

Esse finde meu noivorido vai lah pra casa, sabe e dai.. eu vou fazer um bolo pra ele!
bjs

Évora Alquimia disse...

Oi Taty... eu tava falando sobre exatamente isso numa comunidade do orkut hj pela manhã... não podemos nos privar de tudo o que gostamos, mesmo que seja uma fritura, de vez em quando, numa festinha, comemoração ou num barzinho com amigos, é necessário. Porque quando nos privamos de muitas coisas acontece exatamente o que vc descreveu, depois de um tempo ficamos estressadas e atacamos tudo o que vemos pela frente... não podemos ser radicais.

Eu como as coisas que gosto sim, mas com moderação. Estou evitando frituras e não tomo refrigerantes, mas tomo H2O de fds as vezes e meu aniversário tá chegando, vou comer sim, coxinha, risole, as coisas que gosto, só vou controlar a quantidade, mas não vou passar vontade não!

É amiga, controle é tudo! Basta ter moderação e vc pode comer o que quiser!

Beijos

Silmara Sanro disse...

Oi, Taty! Me desculpe pelo sumiço. Também estou num dias de abalo emocional.
Mas fico contente de você estar um pouco melhor.

Que bom que você conseguiu se comportar como quem está de R.A nesta ocasião narrada.

Quando eu estava no auge dos meus 113,1 quilos, achei que deveria cortar tudo, se quizesse emagrecer, e cortei mesmo, isso só me ajudou a estar sempre insatisfeita, a não ter vida social, a me sentir torturada por estar de "dieta", e que tivessem piedade de mim, e a comer compulsivamente tudo o que eu tinha coragem como fulga da restrição prolongada.

Só comecei a ter bons resultados quando entendi o que realmente é R.A, eu a vejo como libertação. Me sinto livre para comer o que eu quiser, claro, que sem abuso, com equilibrio, tento me adaptar ao ambiente em que estou e fazer boas opções.

Ás vezes até esqueço que estou em R.A, algumas coisas já se tornaram hábitos, e não me sinto mais torturada, quando alguém elogia, me pergunta o que ando comendo, esperam de mim olhar triste, não é o que acontece.

Ontem minha mãe ficou morrendo de dó de comer bolacha recheada na minha frente. Antes eu comeria 1 pacote e ela outro. Não senti nada ao olhar para aquelas bolachas, não me senti restrita, se eu quizesse, eu pegaria uma ou outra, mas não quis, não tive que fazer força, não quis e pronto.

Penso que está é a verdadeira liberdade.

Estamos no caminho certo!

Abração, viu???rs

Algodão Doce disse...

Olá!
Concordo que de vez em quando temos de ser como as meninas "normais"...a vida não pode ser só sacrifício!

Beijinhos e bom fim-de-semana para ti!
Algodão Doce

Emmerick disse...

Ai Taty que pecado! Abrir seu cantinho e me deparar com essas guloseimas, assim nem orando e jejuando, rssss, passei para lhe deixar um beijinho e dizer que amei a mensagem de carinho com que postou em meu cantinho, um grande beijo amiga e tenha um lindo e abençoado findi semana.

LucíliaLins disse...

Olá querida amiga!!!
Concordo plenamente com vc!!!
Várias vezes,nessa jornada,senti-me assim,e se passar em meu blog,saberá até que adoeci,meu cabelo começou a cair,a ansiedade quis me abater...mas,eu cai na real,aceitei os fatos(nada de pressa,nem de se restringir de mais)e resolvi ser normal,me amar de fato,e me cuidar de acordo com as orientações médicas,afinal,não posso subestimar os profissionais envolvido,inclusive nutricionista não é?!
RA,não é tortura,é libertação!
mil bjus
Fika com Deus!
Bom fim de semana!

K. Willemann disse...

Poxa... concordo com vc.
Chega uma fase na dieta que vc se ligar que o que importa é comer bem, de maneira saudável. E que comer uma besteira às vezes faz parte. E que o que temos que colocar na nossa cabeça não é restrição e sim moderação.

Estava comentando isso em outros blogs. Ontem segui a dieta normalmente e a noite meu marido pediu para fazermos algo juntos, para eu abrir mão de um dia pra jantar com ele. Fizemos fondue, foi ótimo, não me empanturrei e nem fiquei com a consciência pesada. Acho que merecemos isso, se não vira neurose!

Gostei do seu blog. Encontrei clicando por aí.

Vou adicionar e visitar mais vezes.

Bora...

Beijinhos

@line disse...

Taty, RA é reeducação. Vc pode comer de tudo, controlando as quantidades! No começo pode até aperecer difícil comer pouco, mas vc se habitua e fica feliz em se sentir sem restrições, porque não há.
E quando voltamos a nossa rotina normal, maneiramos novamente para compensar.
Os exercícios tbm ajudam muito!! Nos permitem além de melhorar a saúde, emagrecer e comer essas delicinhas sem problemas!!

Bom domingo amore!!
Bjokas

§ leilinha § disse...

. Taty querida, perdoe-me a ausência nos últimos dias, atribulações me tiraram a rotina, que brevemente espero restabelecer.

. parabéns por estar se adaptando à nopva rotina e conseguindo alcançar o equilíbrio necessário para sucesso na RA.

. obrigada pela visitinha, ela foi fundamental para me alegrar.

. mesmo nos dias distantes daqui da blogosfera não esqueço de minhas amigas, pode ter certeza disso, isso quer dizer que não esqueço de você tb, amiga querida.

. beijinhos mil.

. lembre-se: um dia de cada vez.

. fique com DEUS .

Grazi disse...

Oi Taty

Axei seu post super legal. As atrizes da tv são lindas neh. Mas elas comem pouco e balanceado, é muito difícil quem consegue ser magra comendo um monte, são poucas pessoas que tem este privilégio.
Coma o que tiver vontade, mas, com moderação e se sentirá bem, como se sentiu na faculdade.

Bjokas

Emmerick disse...

Oi Taty! Tudo bem? Queria lhe dizer que já postei em meu blog, o dia e o horário do nosso encontro light, inclusive já temos os nomes das miguxas que vão participar, e estamos contando com você viu? Como sei que você é muito ocupada, ou melhor todas somos, rssss, passei aqui para lhe adiantar, que ficou acertado no Pátio Brasil, dia 06/12 é um Sábado, as 16 Hs, espero que tenha ficado bom para você, e espero sua confirmação viu? Beijos!

Débora disse...

equilíbrio é tudo. pafra alcançar o bendito é preciso determinação, força e muita perseverança. eu quero isso pra mim hoje!